25/06/2010

À Procura de Deus

Ela cerrou as pálpebras,fantasiou e tornou a abri-las: o mundo ainda estava ali. Diante dela. Com um fruto a ser colhido. Marta aprendera desde cedo que o mundo é produto da germinação daquilo que sua consciência chamava de: Deus?
Deus é aquilo que parece com um fruto: colhe-se. Mas de qual árvore? Qual semente? A empregda tinha já ido embora, estava só diante do susto de uma vertigem. Uma vertigem que a levara ao escuro de si mesma. As pálpebras fechadas, o tremor quase imperceptível, o repentino desejo pelo marido. Havia margaridas no parapeito da janela da cozinha, o sol se punha por dentro das pétalas brancas - amarelecidas pelo tempo que durou uma manhã e toda uma tarde. Tornou-se a perguntar: onde estava Deus?
Ele esquecera a serva mais fiel, mais assídua às missas...dizimista...por Deus! O mundo a intrigava, tudo a jogava em um delicado abismo sem que ela pudesse deixar de contemplar as margaridas e esperar o marido com um beijo programado ao ver o olhar de fadiga do seu - do seu homem.
Onde estava Deus?
Deus era coisa palpável ou ilusão? 
Mas se há o pecado, há redenção. A redenção é no próprio conceito humano de "deus". O sol se punha levando uma tarde de ousadia. Tarde que Marta nunca mais iria repetir: ela não pensava nunca, somente agia.
Igreja.Marido.Filhos.Contas.
Ela caíra na gloriosa graça de um pecado: suicídio vital. Mas ela escolhera.

2 comentários:

  1. Esse é para pensar... como todos os outros...
    Mas se você está passando por isso você acaba não percebendo toda a situação... você não aguenta se expor para si mesmo... expor sua alma com a intensidade necessária para isso... E com isso acaba matando sua própria alma para colocar os outros primeiros... para colocar um estranho na frente de si mesmo... acaba matando sua alma por algo que você nem sabe mais aonde tudo isso vai dar... não sabe mais o que pensar de si mesmo... e é disso que esse trecho trata, na minha opinião... da morte da alma de Marta... Da forma como ela se afronta para colocar os outros em 1º lugar... ela suicída a própria alma... Seu próprio ser... sua própria essência.

    ResponderExcluir
  2. Bem acho que vejo uma pessoa que conheço bem em Marta
    rs
    njs

    ResponderExcluir